O novo MINI Countryman já tem a sua versão John Cooper Works, uma proposta mais "agressiva" e potente que completa o catálogo daquele que é o maior MINI de sempre. A designação oficial é longa, MINI John Cooper Works Countryman ALL4, mas podemos simplesmente olhar para ele como uma versão mais desportiva e "precisa" do Countryman que a MINI levou ao Salão Automóvel de Los Angeles.
Equipado com um motor 2.0 turbo de quatro cilindros que debita 231 cv de potência e 350 Nm de binário máximo, associado ao sistema de tracção integral ALL4, acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,5 segundos e tem uma velocidade máxima fixada nos 234 km/h, independentemente da transmissão escolhida (caixa manual de seis velocidades de série ou a caixa automática de oito velocidades Steptronic opcional). O consumo combinado fica nos 7,4l/100 km.
A acompanhar esta evolução ao nível do motor e dos restantes componentes mecânicos também houve uma mudança no que ao "look" diz respeito. A forma não mudou, mas é possível identificar os habituais elementos "John Cooper Works" que ajudam a vincar a personalidade desportiva das propostas mais "radicais" da MINI. Falamos sobretudo das jantes de enormes dimensões (18 polegadas de série e 19 polegadas opcional) e dos pára-choques dianteiros e traseiros redesenhados com novos apontamentos aerodinâmicos, sendo que este visual também é visível no interior, com especial destaque para os bancos desportivos, com um maior apoio lateral, e para o volante, que também conta com a assinatura JCW.
A primeira aparição pública deste novo MINI John Cooper Works Countryman está marcada para Abril, no Salão Automóvel de Shangai, altura em que poderá começar a ser encomendado no nosso país. A versão com caixa manual de seis velocidades arranca nos 42 900 euros. Porém, se optar pela versão com a transmissão automática de oito velocidades saiba que o preço começa nos 44 461 euros.